sexta-feira, abril 24, 2009

“Os pais” de Santo André

... passavam 20m das 10:00h do dia 18/Abr quando estacionei o carro no parque de estacionamento do Instituto Piaget. Ia assistir ao Seminário “Vila Nova de Santo André - Uma Cidade para a Indústria”. Passo apressado ... pois já estava atrasado ... maquina fotográfica devidamente carregada e pronta a registar o momento. No caminho para a porta de entrada do Instituto cruzei-me com o Presidente da Junta de Freguesia ... o Sr. Jaime Cáceres. Trocámos algumas palavras sobre o tema do Estacionamento Abusivo. Ambos concordámos que o problema deveria ser resolvido. Vamos aguardar p/ ver ...

Voltando ao tema deste post ...

Este Evento, organizado/promovido pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, tinha como objectivo, e como o próprio cartaz de divulgação refere, “debater um exemplo com relevância no urbanismo português dos anos 70 do século XX”. Por outras palavras ... pretendeu-se recordar todo o processo que levou à edificação da única Cidade Nova construída em Portugal no século XX. Antes ... só Vila Real de Santo António ... no século XVIII, que foi construída por ordem do Marquês de Pombal.

Neste Seminário iam estar presentes os três Arquitectos responsáveis pelo Projecto, tendo cada um deles colaborado em fases distintas do mesmo. Eram eles, e por ordem cronológica (ver foto ... da direita para a esquerda) o Arq.º Câncio Martins, o Arq.º Silva Dias e o Arq.º Vassalo Rosa. Era uma oportunidade a não perder. E foi ... sem sombra de dúvida ... uma oportunidade ganha em todos os sentidos.

A expectativa era grande ... queria ouvir as palavras destes senhores. Queria escutar o relato da epopeia que foi erguer um Projecto desta envergadura no Portugal bolorento dos anos 70. Sentei-me e assisti a uma aula de história.

Foi interessante ouvir a análise que fizeram do Projecto, passados cerca de 35 anos do seu inicio. A distância temporal permitiu-lhes abordar o tema com o afastamento necessário para apontar erros e virtudes. Cada um dos arquitectos interveio isoladamente para explicar à assistência, maioritariamente composta também por arquitectos, os conceitos e ideias que aplicaram no Projecto de Sines, em especial na construção da Cidade Nova de Santo André. A titulo de exemplo, foi mencionado que se chegou inclusive a considerar a hipótese de se expandir Sines e Santiago, ao invés de ser construído algo de raiz. Todavia, e após a análise de um conjunto de factores (relevo/preço do solo, a quantidade/origem dos novos habitantes, etc), a opção escolhida acabaria por ser a construção de uma Cidade Nova. Ficámos ainda a saber algumas histórias de bastidores. A fabricante de automóveis Alfa Romeo, que esteve para ser instalada em Sines, acabou por ir para Inglaterra, devido à pressão da ex-Primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.

... prosseguindo ...

Durante os intervalos fui ter com os arquitectos ... meti conversa ... e consegui dialogar com eles. Sabem ... às vezes damos por nós em certos lugares e com determinadas pessoas ... mas a conversa não arranca. Este não foi o caso. Havia “sede” de escutar da minha parte, e “fome” de falar da parte deles. Conversámos sobre o passado, mas principalmente sobre o futuro. O consenso imperava na troca de palavras/argumentos. Apesar do projecto nunca ter alcançado os fins propostos, as bases estão criadas para que um dia este seja concretizado. Os sinais vão surgindo, ainda que a conta gotas, mas o caminho é só um.

... as conversas iam decorrendo ...

Às páginas tantas ... dizia-me o Arq.º Câncio Martins: “Estive aqui pela primeira vez em 1968 ... não existia nada. Era só areal e pinheiros. Um certo dia chegámos a ir a uma destas praias e estava um grifo (abutre com 2/3 metros de envergadura) com as asas abertas que ocupava a largura da estrada ”.

Enfim ... um sem numero de histórias que ficam por contar.

Bem ... não vou esticar mais este post cujo único propósito era colocar a foto destes três Senhores ... que bem podem ser denominados “Os pais” de Santo André.

terça-feira, abril 07, 2009

VN Santo André - Uma Cidade para a Indústria

A Ordem dos Arquitectos (Secção Regional Sul) organiza um seminário e uma visita guiada sobre o urbanismo da cidade de Vila Nova de Santo André, no próximo dia 18 de Abril. A jornada abre pela manhã com um Seminário e termina, à tarde, com uma visita guiada.

O seminário, a decorrer nas instalações do Instituto Piaget de Santo André, prevê conferências dos arquitectos Guilherme Câncio Martins (às 10h – O complexo portuário industrial de Sines), Francisco Silva Dias (10h45 – O plano de urbanização) e Luís Vassalo Rosa (11h45 – Terceira fase do plano), com moderação de Michel Toussaint. Os oradores convidados foram os arquitectos responsáveis pelas diferentes fases de construção da cidade.

Às 15h30 inicia-se uma visita guiada a Vila Nova de Santo André conduzida pelos arquitectos Francisco Silva Dias e Michel Toussaint.

A iniciativa pretende debater um «exemplo com relevância no urbanismo português dos anos 70 do século XX» e a intervenção arquitectónica e urbanística com papel decisivo em Santo André. No centro do debate estão o desenvolvimento urbano da
vila
, os conceitos fundamentais que contribuíram para o seu crescimento e a troca de ideias entre profissionais de áreas diferentes que influenciam o urbanismo.

A participação no Seminário e na Visita Guiada são gratuitos, mas estão sujeitos a inscrição prévia.


Mais info:
www.oasrs.org