quarta-feira, setembro 17, 2008

Sócrates diz que voltou o sonho de Sines como potência petroquímica mundial

Caros visitantes ... aqui vos deixo uma notícia publicada no Jornal "O Publico" a respeito da ampliação do complexo petroquímico de Sines da Repsol.

Questões partidárias à parte, na minha perspectiva o que importa sempre são os projectos concretizados, ou seja, a ampliação de uma Petroquímica que poderá gerar até 2011 cerca de 2000 empregos. Inevitavelmente, a criação destes postos de trabalho irá ter consequências, a meu ver, positivas para o desenvolvimento de Vila Nova de Santo André, dai a razão para estar a colocar este post. Gostava que dessem a vossa opinião. Obrigado!

A noticia:

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que o actual clima de negócios em Portugal permite o regresso ao sonho (do final dos anos 60) de construir em Sines um dos maiores complexos petroquímicos do mundo.

José Sócrates falava no final da sessão que assinalou a ampliação do complexo petroquímico de Sines da Repsol, projecto de investimento avaliado em mil milhões de euros, que numa primeira fase criará 1500 postos de trabalho.
O projecto de investimento deverá ser concretizado até 2011 e, numa segunda fase, criará cerca de 500 postos de trabalho permanentes.

Após os discursos do presidente da Câmara de Sines, do ministro da Economia, Manuel Pinho, e do presidente da Repsol, Bru Fau, Sócrates sublinhou a dimensão do investimento da petrolífera espanhola em Sines.

“O conjunto de investimentos previstos para Sines nos próximos anos mostra que está de regresso o seu sonho de ter um dos maiores complexos petroquímicos do mundo”!, declarou.

Fonte: publico.clix.pt

7 comentários:

Espaço do João disse...

Que seja o Sócrates, que seja outro qualquer, venha de lá esse complexo.Até pode acontecer que seja desta vêz que Santo André adquira a sua autonomía. Agora, muito cuidado como projecto. Basta de resíduos tóxicos e de maus cheiros que por aqui proliferam. Esperemos que traga mais valias para Santo André, pois a população jovem está a rumar por outros sítios. Pode ser que apareça sangue novo e mude radicalmente a tutoria.

Anónimo disse...

Sonha meu filho.... sonha num mundo novo.
O "Socras" últimamente, anda muito expansivo e até tem dado "uns tiros no pé".
Claro que todos nós gostariamos que houvesse emprego para a nossa malta jovem que não tendo alternativa "bazam" para outras paragens.
O problema é que estes empregos não podem ser a qualquer preço e as industrias são grandes fontes poluidoras que têm de ser controladas.
Por outro lado, não depende só de nós, os grandes Países é que "mandam" e o jogo de poder não é só "porreiro pá".
Há uma coisa que não acredito, é nos números apresentados, acho um exagero e vontade de debitar valores. Ao que sei, as grandes industrias, com as novas tecnologias, não necessitam de muita gente. Duvido dos valores e sei que "eles" gostam muito de falarem valores que encham o "olho". É a vida .

Anónimo disse...

Meu caro Daskalos ... tenho lido alguns comentários seus e você parece realmente o velho do restelo. Sempre a dizer mal de tudo e de todos. Soluções apresentadas ... nenhumas. Assim é facil.
Este primeito ministro tem defeitos, mas se olharmos para as alternativas não temos nada realmente credivel. Vamos esperar por 2011 e ver se realmente foram criados estes postos de trabalho. Como a Repsol não é governada pelo Socrates, as hipoteses de sucesso deste projecto são mais crediveis. Dai que esta noticia é importante para o futuro de Vila Nova de Santo André.
Pode ser que a próxima década simbolize o arranque definitivo do projecto da Cidade Nova.

Cumprimentos,
J. Vitor

Anónimo disse...

Meu caro J. Vitor, se ler com atenção os meus textos há-de reparar que não pretendo ser "Yes man" nem "boy" e desde muito novo aprendi que a critica ajuda a construir a democracia.
Na nossa praça os senhores que têm o poder gostam de falar em números como quem come "paezinhos quentes" e essa atitude não me convence. Eu gosto é de "coisas" palpáveis com consistência.
Quanto ao epíteto "velho do restelo" só conheco do Canto IV do Lusíadas e não me revejo em semelhante coisa.
Gosto de Santo André e espero que as mentalidades retrógadas deixem de existir

Anónimo disse...

Meu caro daskalos.
Estou convencido que realmente você é um daqueles que estão à espera de serem contemplados (eliminado). Qual a sugestão válida que já apresentou para Santo André? Só o deita abaixo? Por acaso já se esqueceu da promessa do cemitério em que a Ilustre Câmara já tinha o terreno e ainda não moveu uma palha? Será à volta do mercado onde está aquele tapume? Espero bem que não e, quando o fizerem não se esqueçam que a terra é para quem trabalha. Isto para lhe dizer que também é necessário construir um crematório. Diga-me, quantas estruturas foram construídas de raíz por esta Câmara? Já reparou que esta Câmara é o maior empregador da região? (eliminado). Aguardemos para ver se é verdade ou não. Se não fossem as infra-estruturas deixadas pelo GAS, Vila Nova de Santo André continuaria a ser uma aldeia. Neste momento em vez de uma Junta de Freguesia apenas possui uma delegação. Pense bem e deixe-se de estar sempre do outro lado da barricada.

Anónimo disse...

Quem será que virá inaugurar a Rotunda das Torres??
Haverá Fanfarra?
Desfile de Bombeiros?
Corte de Fita?
Tão "bela" obra merece todo o nosso carinho.

Anónimo disse...

Será que a fita métrica que vi hoje na mão de um funcionário da Câmara , estava a medir mal.
Ó diabo!
Será que um semi reboque consegue fazer a Rotunda!