terça-feira, maio 19, 2009

Limpeza das Praias de Santo André

Caros(as) amigos(as) e conterrâneos(as) ... se há coisa que estimamos e valorizamos em Santo André é a sua envolvente. Certo? A Reserva Natural, com as suas praias desertas e com a Lagoa a servir de habitat para inúmeras espécies, representa uma natureza em estado quase “selvagem”, que garantem à Freguesia de Santo André um motivo muito forte para ser cada vez mais um destino procurado para férias.

Julgo ser um objectivo de todos que esta terra seja agradável para os que cá vivem, e também para os que nos pretendam visitar. A aposta no turismo não passa só por construir mais hotéis. É preciso preservar e proteger os nossos recursos naturais. Santo André tem a felicidade de possuir um conjunto de praias em estado selvagem.

Ao longo nos últimos anos temos assistido a um aumento significativo do número de turistas que, cansados das praias shopping, procuram cada vez mais locais onde exista abundância de espaço e uma natureza quase virgem. As praias de Santo André preenchem estes requisitos.

Porém, estas praias, que outrora receberam o digníssimo galardão de “Praias Douradas”, possuem alguns problemas. As águas revoltas do mar e as atitudes incorrectas de alguns pescadores e banhistas, têm contribuído para o acumular de lixo nos extensos areais. A maior parte do lixo que existe nesta praias provém do mar. O restante resulta da falta de civismo de algumas pessoas. Quanto ao lixo que vem do mar pouco há a fazer. A falta de educação já é algo que se pode corrigir. Como? Através de campanhas de sensibilização e da reprovação no momento em que vemos as pessoas a fazerem lixo nas praias. Todos nós podemos desempenhar o papel de “policias” das praias de Santo André. ;-)

Prosseguindo ...
Que mais podemos fazer para tentarmos resolver/atenuar este problema? Participar neste evento organizado pela Associação Litoral Aventura. Estas iniciativas são sempre de enaltecer. Em boa hora esta Associação resolveu por em prática esta brilhante ideia, sem esperar pelo poder político. Ás vezes temos que ser nós a puxar a carroça, e esta Campanha é disso um bom exemplo.

De ano para ano a adesão tem aumentado, assim como as toneladas de lixo que são retiradas das praias.

Devemos abraçar esta iniciativa com convicção e sentimento. Se gostamos das nossas praias, e passamos a vida a dizer mal daqueles que as sujam, esta é um oportunidade para dar uma chapada valente na falta de civismo. Deixemo-nos de reclamações e passemos aos actos. Passamos a vida a dizer mal de tudo, mas de pouco contribuímos para a solução das coisas. O “falatório” está sempre em alta. A “acção” é que é o parente pobre das nossas reivindicações. Não basta falar ... é preciso agir.

Por isso, faço um desafio a todos aqueles que têm sempre opinião, mas pouca acção.

PARTICIPEM!!! no fim vai haver comes e bebes para todos, e outras ofertas ... _____________________________________________________________
+INFO:
Local de Encontro: Stand os Putos às 08h30m. Dia 10/Junho
Contacto: 269 708 353
E-mail: litoralaventura@gmail.com

6 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está uma situação interessante.
Agora que estamos em campanha eleitoral, não era uma boa altura de convidar os partidos concorrentes a convidar os seus militantes e simpatizantes a proceder a esta limpeza.

Espaço do João disse...

O nosso dever cívico, nada tem a ver com a vida partidária. Tem a ver sim com o nosso civismo e respeito pelo próximo, defender o meio ambiente que a todos diz respeito.Bastava que cada visitante a qualquer praia seja ela de Santo André ou do fim do Mundo, levasse consigo um pequeno recipiente onde deitasse os lixos que fazem e, os transportassem até aos recipientes existentes nas praias para tal efeito. Pelos vistos este senhor anónimo, é dos tais que vai até á praia fumar o seu cigarrito, comer o lanchezinho, e se calhar até os dejectos deixar na praia. Estes seres encapotados de anónimos não merecem respostas , perdoai-lhes Senhor que não sabem o que dizem nem o que fazem.

Anónimo disse...

Anónimo encapotado das 4:11:00 responde: Amém.
Não fumo,não como lanchezinhos e não tenho canito.
Continuo a afirmar que era uma boa altura para convidar os partidos para proceder à limpeza da nossa praia em vez de sujarem o meio ambiente urbano colando cartazes e pintando paredes. Assim em vez de sujarem limpavam o meio ambiente.

Berto disse...

Caro João e anónimo “encapotado” ... lol ... espero contar com a vossa presença no dia 10/Junho. Eu já participei nesta iniciativa em 2007, e acreditem que vale a pena. É um sentimento diferente e mais consistente, aquele que se adquire quando vemos o resultado do trabalho efectuado. Até agora foi o único voluntariado que fiz, e os níveis de satisfação pessoal compensam largamente o esforço mínimo que é feito. Nesse ano foram recolhidos cerca de 7 toneladas de lixo. É pena que depois o mar, e algumas pessoas com má formação cívica, contribuam para que o lixo volte a conspurcar as nossas belíssimas praias selvagens.

Relativamente a políticos, julgo que vai estar presente alguém da Câmara de Santiago.

João ... agradecia que os seus comentários fossem mais de carácter construtivo, procurando centrar as suas intervenções na sugestão de ideias e soluções para os problemas/temas apresentados e discutidos nos vários post’s, ao invés de utilizar expressões ofensivas que possam originar discussões virtuais alheias ao objectivo central deste blogue.

Cumprimentos a todos,
Berto

Anónimo encapotado disse...

Berto: Como tenho outro programa para esse dia, não estarei presente, com pena minha.
Gosto de voluntariado e já participei em diversas iniciativas.
Este fim de semana por exemplo estarei no Banco Alimentar com todo o gosto a dar o meu contributo para o colectivo .

Espaço do João disse...

Caro Berto.
Perdão pela incompreensão das minhas palavras. Não quiz de forma alguma ofender seja lá quem for. Custa-me isso simver críticas de anónimos, pois pelo menos se não teem blog podiam muito bem identificar-se. Um anónimo seja ele quem for, eu considero uma faca de dois cortes.Lá estarei, na Praia da Fonte do Cortiço, no próximo dia 10 de junho e, quem sabe se não nos encontraremos? Teria muito prazer em conhecê-lo pessoalmente. Um grande abraço e, se não for antes, até ao dia 10 de Junho.