terça-feira, junho 23, 2009

Limpeza das Praias de Santo André (Resultados)

Vila Nova de Santo André ... 10 de Junho de 2009 ... 9 da manhã ... dia de Portugal.

Este é um dia marcado por uma série de eventos emblemáticos que tentam definir/reforçar o que é ser português. Temos concertos e espectáculos culturais, o hastear da bandeira nacional, cerimónias militares, desfiles, etc. Enfim ... uma série de manifestações colectivas em torno de um conceito: ser português.

As manifestações simbólicas têm sido uma ferramenta incessantemente utilizada para reforçar os alicerces de qualquer edifício ideológico. Será que resulta? Essa é a questão fundamental. A minha primeira vontade é escrever um “não” em letras GRANDES. Mas, depois de ponderar bem, concluo que o simbolismo é importante porque ajuda a reforçar sentimentos de identidade e pertença. Mas isso só faz sentido se entendermos que as representações simbólicas representam a primeira fase de um processo, para se alcançar um determinado fim. Se o objectivo é reforçar o sentimento de ser português, assistir, por exemplo, ao hastear da bandeira, com o hino nacional em pano de fundo, não é suficiente ... ou seja ... num primeiro momento pode ser agradável, mas os resultados práticos que dai poderiam resultar diluem-se ao fim de poucos dias.

Não estou, com isto, a dizer que se deveria terminar com esses simbolismos. Estou apenas a querer afirmar que estes deveriam ser reforçados com actividades práticas, que poderiam resultar em benefícios directos para as populações. O voluntariado seria, certamente, o lado prático a juntar à teoria que caracteriza os actos simbólicos.

É nesta linha de pensamento que se insere a Limpeza das Praias de Santo André, que se realizou no dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Esta actividade, organizada e promovida graças à preserverança e empenho da Associação Litoral Aventura, foi uma excelente forma de afirmar o sentimento e a estima que temos pelo nosso País, e em especial por Santo André.

Pessoalmente nunca dei muita atenção a simbolismos colectivos. Sempre os encarei com algum tédio por estes serem excessivamente teóricos. Culpo a Sociedade e as Instituições que os promovem, por não os saberem tornar mais dinâmicos e atractivos aos tempos “modernos”.



A melhor forma de nos sentirmos portugueses, no dia de Portugal, é fazermos algo em prol da Sociedade ou da Natureza. De manhã podemos ir assistir à parada militar, mas à tarde vamos participar, por exemplo, numa limpeza de praias. Os resultados seriam definitivamente mais duradoiros e eficazes no que concerte ao fortalecimento de sentimentos de patriotismo.

Aqui fica a sugestão ;-)


Vamos ao que interessa ...

Dados relativos à Limpeza das Praias:

-168 participantes
- (+ ou -) recolhidas 10 toneladas de lixo

Em nota de rodapé, gostaria ainda de referir o seguinte ...

É de salutar a participação do Presidente da Junta de Freguesia e de 2 vereadores (José Rosado e Álvaro Beijinha ) da CMSC. A CMSC deve apoiar estas iniciativas, não só monetariamente mas também dando o exemplo. Esperemos que no próximo ano se repita o mesmo empenho e interesse.

Uma palavra de apreço para todas as restantes entidades que deram o apoio esta campanha.

Por último, há que reconhecer o mérito da Associação Litoral Aventura, que em boa hora decidiu avançar com esta iniciativa.

2 comentários:

Anónimo Encapotado disse...

Tás a ver, afinal eles foram. P...a que "elas" estão aí à porta e não podem perder o "status", principalmente o futuro candidato ao Municipio.
Eu não estive presente. Para a próxima estarei nesse e noutro eventos do mesmo género.

Anónimo disse...

É pena que a maior parte dos habitantes de Santo André, não tenham conhecido a, verdadeira Praia da Lagoa de Ssnto André.
Posso-lhes garantir que está MUITÍSSIMO PIOR do que há 30/40/50 anos...
Os autarcas do pós 25 de Abril, DA MINHA TERRA, porque têm um ordenado e, um partido a protegê-los, estão-se "nas Tintas" para o Povo e, para os Munícipes...
A LAGOA DE SANTO ANDRÉ É UMA DAS MAIORES,VERGONHAS DO CONCELHO DE SANTIAGO DO CACÉM...
TEMOS UMA BIBLIOTECA COM O NOME DE UM "ANALFABETO", UMA ESCOLA DE GUITARRA PORTUGUESA, COM O NOME DE UM MÚSICO QUE NÃO SABE MÚSICA, TEMOS UM CASTELO LINDISSIMO, COM UM CEMITÉRIO,(PASSADOS 35 ANOS DEPOIS DO TAL 25 DE ABRIL), AINDA, NO SEU INTERIOR, UMAS RUÍNAS ROMANAS QUASE SEMPRE FECHADAS, OS MESMOS ACESSOS RODOVIÁRIOS À SEDE DO CONCELHO DE HÁ 100 ANOS, UMA ESTAÇÃO DE CAMIONAGEM INACABADA DE HÁ 50 ANOS, O PASSEIO DAS ROMEIRINHAS (LOCAL ÚNICO EM TODO O LITORAL) PIOR DO QUE HÁ 50 ANOS - PERIGOSO E, TOTALMENTE ABANDONADO, ENFIM, PODIA FICAR MUITAS HORAS A ESCREVER SOBRE AS"BENFEITORIAS" QUE ESTES "RAPAZITOS", SEMPRE DO MESMO PARTIDO (POR COINCIDÊNCIA),TEM FEITO PELO CONCELHO DA MINHA TERRA...
A LAGOA DE SANTO ANDRÉ, DA MINHA JUVENTUDE, É SÓ UM EXEMPLO!!!