domingo, outubro 04, 2009

Eleições Autárquicas 2009

No próximo dia 11/Outubro vão ter lugar as eleições autárquicas. No Concelho de Santiago do Cacém estão registados 26674 eleitores, à data de 23 de Maio de 2009. Estes serão disputados por 5 partidos, são eles o PCP-PEV (CDU), o PS, o PSD, o BE e o CDS-PP.

Este post tem como objectivo disponibilizar os vários programas eleitorais de todos os partidos candidatos a estas eleições e, com isso, motivar um debate virtual em torno das várias propostas apresentadas.

Antes de avançar gostaria de referir que todos os partidos foram contactados atempadamente para disponibilizarem o seu programa. Infelizmente ainda faltam chegar alguns, mas como as eleições são já daqui a uma semana não posso esperar mais. Se entretanto os restantes chegarem colocarei de imediato neste post.

Prosseguindo ...


Inicialmente tinha a ideia de apresentar um resumo o mais fidedigno possível de cada um dos programas, para tornar este fórum mais dinâmico e apelativo. Essa tarefa tornou-se quase impossível por motivos de disponibilidade pessoal, mas principalmente por não querer apresentar a minha visão, ainda que fosse com objectivos de resumo de texto, de cada uma das propostas.

Assim, deixo-vos aqui à disposição para consulta e posterior comentário, os programas eleitorais “originais” dos seguintes partidos: PCP-PEV (CDU); PS e BE.

Clique nas imagens para aceder


23 comentários:

Anónimo disse...

A CDU já anda a prometer um auditório em Santo André À tanto tempo que já não acredito. faz algum sentido Santo André ter o dobro dos habitantes de Santiago, mas Santiago é quem leva sempre com a fatia maior do bolo? A única coisa que o Sr Proença fez em Santo André nos últimos tempos foi a Biblioteca que foi construída pelo empreiteiro e o Gabinete Municipal.
Santiago tem pavilhões desportivos, auditórios, etc. Isto ainda é mais estranho quando todos sabemos que Santo André é mais dinâmico e activo culturalmente. A Mostra de Teatro do prof. M. Primo é disso exemplo. Mas não, Santiago é que leva com o Auditório.

Somos os parentes pobres deste concelho. Não digo que a solução seja criarmos o nosso concelho, isso não faz qualquer sentido.

Acho que devíamos mostrar o cartão amarelo à CDU e retirar-lhes a maioria absoluta. Eles devem governar com pessoas de outros partidos que tenham outras opiniões.

Cumprimentos e parabéns pela iniciativa,
Luís Costa

Anónimo disse...

"A tentativa de se amordaçar a voz dos outros partidos destrói a tese segundo a qual, em democracia, as singularidades devem ser afirmadas, reivindicadas e, inclusive, estimuladas. Aos da minha geração e àqueles que se nos seguiram causa calafrios a doutrina de que os ‘outros’ não dispõem de bons argumentos."
Este texto, assenta que nem uma luva para o poder reinante do actual partido que "governa" no Concelho de Santiago do Cacém.
Reparem neste exemplo: Tem-se feito um "barulhão" sobre o Centro Cultural em Santo André. Numa reunião pública a meio do mandato o Sr. Victor Proença, para calar os de Santo André, disse que tinha de arranjar-se uma parceria público- privada sem o qual não haveria Centro Cultural. Agora num acto de "bondade" vem dizer que vai fazer o Centro Cultural.
Este exemplo revela o estado actual das "coisas".
O aparecimento de uma lista independente em Santo André revela o estado de espírito de um franja da população que está descontente e quer a mudança. Penso e para a semana vamos verificar se a confirmação acontece.
Só espero que os cidadãos dêem sinal de inconformismo e votem na mudança.

Anónimo disse...

Parabén pelo seu blogue e pela divulgação dos programas eleitorais. Apenas uma chamada de atenção: a digitalização do programa do PS tem má qualidade e está ilegível.

Berto disse...

Obrigado pela dica. Já foi corrigido.

Berto

Anónimo disse...

Há que correr com os comunistas de vez.Já não se usam.

Nunes disse...

Muitos parabéns pela iniciativa de disponbilizar os programas. Só um reparo, o programa integral do PS não é esse mas o que se encontra disponivel no site da campanha socialista.

Espaço do João disse...

Não me posso deixar calar.
A câmara municipal de Santiago do Cacém , ainda não fez nenhuma infra-estrutura de base. Somente tem aproveitado as infra que foram deixadas pelo antigao GAS. Senão vejamos:- Quem disponibilizou o dinnheiro para o mercado Municipal? Quem abriu as ruas hoje existentes? Alguém se lembra da guerra existente então para a continuação da avenida de Sines? Quem Fez tal obra? Não foi a coop. da Petrogal? Com a permuta de terrenos entre os terrenos pertencentes á coop e a Cãmara? Quantos projectos foram recusados pela Câmara onerando o déficite que a coop tinha para com a banca? Sabem por quantos anos foram cedidos os terrenos da coop ao Intermarché? Sabiam que a partir do 16º ano a coop da Petrogal receberá o equivalente a 500 contos mensais e que passados 30 anos reverterá tudo o que lá está para a coop? Os arruamentos foram feitos pela coop em contrapartidas com o Inter. A Câmara além de outras infra-estruturas exigia 3 rotundas e, quando viu as costas a queimar então cedeu? Todas as restantes infra-estruturas teem sido feitas pelos empreiteiros que açabarcam os lotes de terreno, onerando as respectivas construções. Veem agora com a requalificação de alguns bairros em troca de votos? quantas vezes foi a Câmara alertada pelos malefícios provocados pela incompetência dos seus técnicos, inclusivamente com a danificação de passeios e muros de suporte das habitações, devido ao mau plantio de certas espécies de árvores? Quantas vezes eu próprio fui ás sessões camarárias dar o grito ? Foi necessários os rebentamentos sistemáticos das ruas,condutas de água e passeios para que se derrubassem as árvores impróprias que foram plantadas, ou foi simplesmente para propaganda do acto eleitoral que se aproxima? Quanto ás barreiras para deficientes junto ás passadeiras, os técnicos da Câmara começaram a fazê-los para a estrada e, não para os passeios. Diga-me SR. Presidente quem foi que o fez vir a Santo André juntamemte com alguns dos seus técnicos verificar as aberrações que os senhores não queriam ver. Poderia estar aqui a escrever um livro das aberrações cometidas em Santo André pela Camara , mas talvês não seja o lugar próprio. Se algum dia precisar de algum conselho técnico não remunerado, pode contar com este simples cidadão que essa Câmara está a explorar há longos anos. Por aqui me fico, para não lembrar outras coisas tristes como a participação que o então presidente de junta de freguesia fez a essa Câmara e, á GNR que só depois de um ano veio identificar-me. Desculpe ó Berto por ter ocupado tanto espaço, mas há coisas em Santo André que não consigo engolir. Receba os meus sinceros cumprimentos e,longa vida a este blog.

M4Jor disse...

Desde o 2º dia q aterrei em santo andré em 1979 q digo: deviamos pertencer a sines e nunca a santiago. Desde lá para cá, Santiago so me tem dado razão. Parece aa noticia do jornal, morreram três pessoas na praia do cortiço em santiago do cacém..
E por aqui me fico, tou farto sempre da mesma conversa e de santiago.

Berto disse...

Caro Nunes,

em resposta à sua questão gostaria de esclarecer que a ideia inicial era fazer um resumo de cada um dos programas. Como isso não foi possível, optei por colocar versões resumidas dos três programas que apresento neste post.

Cumprimentos,
Berto

daskalos disse...

Berto, mais uma chamada de atenção:
Então a CDU tem direito a programa e fotos. O PS e o BE só têm direito a programa.
V/ sabe que as eleições para as autarquias são muito pessoalizadas, não têm nada a ver com as respeitantes e parece-me que os à partida todos são candidatos a ganhar.
Já agora, será que isto é um passeio para os actuais governantes do concelho!
Cumprimentos.

daskalos disse...

Corrigindo: Restantes e não respeitantes.

Berto disse...

Caro Daskalos,

o programa do BE que me foi enviado foi o que coloquei. O do PS, e por forma a resumir o tamanho do documento, eliminei as últimas duas páginas, onde não constava a foto do candidato Arnaldo Frade.

O programa da CDU tem a particularidade de ter fotos nas mesmas páginas onde está o programa, por isso ficou assim.

Existe sempre uma razão lógica!

Qual a sua opinião sobre as candidaturas e respectivos programas?

Cumprimentos,
Berto

Anónimo disse...

Em tempos idos, houve uma candidatura para a Reabilitação Urbana de Santo André, participaram vários intervenientes com vista a se estabelecerem parcerias, lembram-se?
Claro, que sim! Esta candidatura foi aprovada.
Até aqui nada de novo!
Mas devem lembrar-se que nesta candidatura havia uma proposta para a área da cultura! Estão recordados?
Uma Empresa Cultural a "Cultideias" (que iria ou irá fixar a sua sede na Cova do Gato, a sério????Só Deus sabe!!!)que em parceria com a Câmara iria dinamizar:
um cinema ao ar livre, uma BlackBox(auditório), uma sala de exposições,etc.
Pois foi! tudo isto ficou em "águas de bacalhau"!
A "Cultideias" desistiu? a Câmara não apresentou a candidatura na totalidade? A candidatura não foi aprovada na totalidade?
Ninguém sabe!!!!
Ou se souberam estiveram calados!
Será que existe alguém que esclareça isto? Ficamos à espera! O meu agradecimento.

Anónimo disse...

Já agora uma pergunta:
A Cultideias, pertencia ao loby do P.C.?
Gostaria da saber.

Descrente disse...

Hoje, estamos na véspera...... que dia triste para Santo André e para os seus habitantes.
Triste para Santo André , pois acordar sem a azáfama dos funcionários da autarquia a limpar as ruas ao Sábado, notou-se no movimento que nos vinham a habituar. Vinham a habituar, pois nos próximos 4 anos, tudo vai ser normal para a terra. Pinturas nas avenidas, limpezas, montagens de pedreidas, vão acabar pois o folclore acabou ontem à noite (o combustível está caro?), com aquele grande buzinão. (seria para eles próprios?)
Triste para os habtantes pois o Outono e o Inverno vão desbotar (pois não vão ser retirados com a eficiência que foram colocados), os cartazes das caras larocas???? distribuindo carradas de sorrisos, nos animaram com as suas frases de banha da cobra.
Já agora, convido quem decorou as paragens de autocarro (que até estavam limpas), 2ª feira de estáctulas em punho, dêm o seu intelectual contributo para a cidade limpa.
Como vai ser triste, voltar a viver os próximos 4 anos.....
Vamos lutar para eleições todos os anos..... que alegria seria a nossa vida.

M4Jor disse...

Descrente, 100%..
Well said.

( Berto, tira a verificação de palvras q é uma ganda seca!)

Nunes disse...

Caro Berto

O programa eleitoral do PS está disponivel em:

http://www.arnaldofrade.com/pelofuturo/

Seria esta a informação que me pareceria correcta dar porque é este o programa do único partido que pode vencer o PCP/CDU.

Cumprimentos

Daskalos disse...

Berto:
Vou pegar num excelente texto de outro blog e vou responder ao seu desafio:
Câmara:
CDU- comandada pelo Coronel Proença, sempre o mesma conversa sem novas ideias o mesmo "reme-reme", todo gira à volta do Coronel. Nada de novo, está tudo muito bonito e limpo.
PS- Comandado pelo Burguês Frade, apresenta o seu programa com outras ideias, nota-se coisa nova, ainda desconhecido pelo menos a nível municipal já que a nível de freguesia fez algum trabalho. Seria interessante ver alguém com sangue novo à frente do Municipio.
Outros Partidos- nada de novo, muito "fracote". Falta dinâmica. Utopia quanto baste. sonhadores B.E.). Humildade a mais (P.S.D.). Não se sabe ninguém o vê (C.D.S.).
Depois desta minha opinião, os conservadores vão logo dizer: O gajo é do P.S.. Não não sou do P.S., sou de esquerda, levei muita porrada e não sou de aviário .
Junta de Freguesia:
As juntas de freguesias, como está actualmente o sistema adminiativo português, por vezes são meros receptores de informação dos municipes.
Para mim a "côr" da Junta se não pertencer ao partido que ganha a Câmara, não funciona . Tivemos o caso anterior da nossa freguesia em que por mais vontade que houvesse a Câmara é que tinha o "bolo".
São tudo tretas dizer que funciona.
Não vale a pena emitir qualquer opinião, porque não resolve nada.
Depois de este comentário os conservadores vão dizer: O gajo é do P.S.. Não sou do P.S., sou de esquerda e levei muita "porrada". Não sou filiado em nenhum partido e voto sempre .
Cumprimentos.

Anónimo disse...

vamos assistir a uma mudança

Anónimo disse...

hummm....tudo igual

Berto disse...

Caro Nunes,

aceito a sua critica, mas tem que compreender que a informação veiculada através da net tem que ser sintética e eficiente. Não faria muito sentido colocar o programa todo num post poruqe as pessoas não vão ler.

Cumprimentos,
Berto

Nuno (Folha) disse...

Olá mais uma vez,caro Berto,desculpe por colocar este desafio aqui neste tema "Eleições autarquicas 2009",mas gostava que o pessoal comenta-se o tema desporto aqui na nossa terra,em termos passados,presentes e futuros,penso que seria importante,até porque estamos á beira da inauguração do novo pavilhão do Estrela e acho que era uma boa altura para ouvir estas pessoas que escrvem neste Blog,até porque considero que são pessoas esclarecidas sobre a nossa terra,até poderiamos falar em termos concelhios e de freguesia,não sei,acho que por exemplo noutros tempos havia muito mais gente a fazer desporto,as crianças estão cada vez mais sedentarias.
Acho que se continua ,não so aqui,a dar dinheiros publicos a toda a gente sem planos de evolução desportivos,dou uma ideia ,porque não eleger 1 ou 2 modalidades e apostar a serio,pensarmos no desporto na nossa zona a medio,longo prazo.
Temos das maiores empresas do pais na nossa zona que tem uma responsabilidade social para com a população que penso ter que ser mais acentuada do que penso que é hoje em dia,é certo que já ajudaram em varias coisas mas podem ajudar em mais,tenho a certeza,um abraço.

Nuno (Folha) disse...

So mais uma coisa,não quero ser mal interpretado,sei que as pessoas que estão ligadas ao desporto na nossa terra fazem o melhor que sabem e podem ,muitas vezes com prejuizo da vida privada,e vai daqui o meu maior abraço e respeito por eles e elas.