terça-feira, maio 06, 2008

Demolido Bar da Praia da Fonte do Cortiço

O bar da praia da Fonte do Cortiço (Praia das Areias Brancas), em plena reserva natural, começou hoje a ser demolido pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) por não reunir condições de funcionamento, noticia a Lusa.

«Aquele apoio de praia era uma espécie de barracão, sem as condições mínimas. Além disso, só abria às vezes e as casas de banho estavam frequentemente fechadas», adiantou à agência Lusa o gabinete de Relações Públicas do ICNB.


As negociações com o proprietário, no sentido de melhorar o funcionamento do bar, já se arrastavam «há três ou quatro anos», mas sem resultados. O concessionário «não possuía as devidas licenças», além de acumular autos, levantados entretanto pelo ICNB e pela Polícia Marítima (PM), revelou a mesma fonte.

Após ter tomado posse administrativa do equipamento, o organismo público decidiu demolir o bar, numa operação conjunta, iniciada hoje, com os serviços municipais. O ICNB iniciou também um processo de concurso público para a atribuição de nova concessão. O novo bar terá de adequar-se «aos padrões de qualidade próprios de uma Reserva Natural», referiu o ICNB.

Com esta medida, a praia da Fonte do Cortiço, situada entre Sines e Vila Nova de Santo André, deverá poder voltar a içar a Bandeira Azul da Europa no início da época balnear de 2009, altura em que o ICNB espera que esteja concluída a construção do novo apoio.

2 comentários:

Espaço do João disse...

Por acaso já alguém reparou em que estado deixaram o referido espaço?
Será que o ICN ou quem de direito não tinha o dever de deixar o espaço térreo em condições higiénicas? Se este espaço foi destruído, porque razão também quando da requalificação da Costa de Santo André se demoliu a única casa típica dos pescadores? Não era um Ex. Libris da Costa?. Seria assim tão difícil conservá-lo? Quem se lembra de conservar a Casa de Cortiça, junto à fonte de Baleizão? E a Azenha da Granja das Laranjeira? Quem a mandou destruir? Está melhor de aspecto? Eu sei que sou um elemento perturbador, mas os autores de semelhantes disparates estão impunes. Infelizmente temos por estas paragens certos responsáveis que nem a água que bebem merecem. Fazem tudo o que querem e, ainda lhes sobra tempo para virem pregar a moral da incompetência. Eu bem os conheço. J.S.

Anónimo disse...

Sei que já passou algum tempo desde este comentário, no entanto lembro que a casa tipica de pescadores foi demolida pois esta ficou parcialmente destruida quando se registou uma forte queda de agua nesse mesmo ano e que fez com que a lagoa enchesse bastante e posteriormente destruindo a dita casa. Em vez de difamar quem faz algo de util por este conselho porque nao age? É mais facil falar mal. Tipico desta zona! :)