terça-feira, abril 07, 2009

VN Santo André - Uma Cidade para a Indústria

A Ordem dos Arquitectos (Secção Regional Sul) organiza um seminário e uma visita guiada sobre o urbanismo da cidade de Vila Nova de Santo André, no próximo dia 18 de Abril. A jornada abre pela manhã com um Seminário e termina, à tarde, com uma visita guiada.

O seminário, a decorrer nas instalações do Instituto Piaget de Santo André, prevê conferências dos arquitectos Guilherme Câncio Martins (às 10h – O complexo portuário industrial de Sines), Francisco Silva Dias (10h45 – O plano de urbanização) e Luís Vassalo Rosa (11h45 – Terceira fase do plano), com moderação de Michel Toussaint. Os oradores convidados foram os arquitectos responsáveis pelas diferentes fases de construção da cidade.

Às 15h30 inicia-se uma visita guiada a Vila Nova de Santo André conduzida pelos arquitectos Francisco Silva Dias e Michel Toussaint.

A iniciativa pretende debater um «exemplo com relevância no urbanismo português dos anos 70 do século XX» e a intervenção arquitectónica e urbanística com papel decisivo em Santo André. No centro do debate estão o desenvolvimento urbano da
vila
, os conceitos fundamentais que contribuíram para o seu crescimento e a troca de ideias entre profissionais de áreas diferentes que influenciam o urbanismo.

A participação no Seminário e na Visita Guiada são gratuitos, mas estão sujeitos a inscrição prévia.


Mais info:
www.oasrs.org

6 comentários:

Anónimo disse...

De acordo com a informação verificada no boletim dos Arquitectos-Sul , trata-se mais um debate para arquitectos e não serve para a população da cidade.

Berto disse...

Caro Anónimo,

antes de colocar esta notícia falei com a assessora de imprensa da Ordem dos Arquitectos, que me informou que este Seminário estaria aberto a todos os interessados, desde que apresentassem a inscrição. Se estiver interessado basta enviar um e-mail (secretaria4@oasrs.org) com os seus dados de identificação, mencionando que deseja participar no Evento.

Cumprimentos,
Berto

Espaço do João disse...

O povo não tem direito a saber as incompetências desses debates como sugere este anónimo que até tem vergonha de subscrever seu nome.Por essas e outras é que se vê as aberrações em especial dos arquitectos paisagísticos da CMSC.
Aqueles que sabem alguma coisa e avisam antes de se elaborar o intento,são classificados de palermas. Assim aconteceu comigo e com uma senhora que era arquitecta paisagistica que estava cá no Burgo.Também aconteceu com um senhor vereador que até era advogado quando se fizeram as passadeiras para deficientes motores. Tão inteligente e espertalhão que em princípio as mandou executar para fora do passeio e, não para dentro. Se eu que nada sou não tivesse dito em plena sessão camarária que ia destruir tal obra,não tinha sido rectificado. Um abraço Amigo Berto.

Anónimo disse...

Estes videos são antigos entretanto, vila nova de santo andré mudou. Seria bom que os actualizassem.

Berto disse...

Caro Anónimo,

os vídeos que constam no youtube, se for a estes que se está a referir, foram filmados à cerca de 2/3 anos. Desde esta altura até aos dias de hoje as mudanças não foram significativas, ao ponto de justificarem a realização de novos vídeos. Todavia, estou aberto a sugestões. Enviei email p/ vnsantoandre@gmail.com com ideias e sugestões.

Cumprimentos,
Berto

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!