quinta-feira, janeiro 06, 2011

Escreva você (versão II)

Caros conterrâneos,

Na sequência do anterior post, no qual alguns de vocês manifestaram vontade de trazer à discussão alguns assuntos relacionados com o presente e futuro de Santo André, resolvi reaproveitar um post anterior, datado de 15/Jan/2010, no qual dava a “palavra” aos visitantes deste Blogue. O facto de eu não viver em Santo André torna-me um elemento distante da realidade local. As minhas únicas fontes são as noticias publicadas na web e os meus interesses/preocupações pessoais. Neste sentido, será certamente uma mais valia ouvir o que os “outros” têm a dizer. A pluralidade enriquece o debate.

Sendo assim, lanço o desafio a quem queira publicar post’s neste blogue sobre algum assunto que considere importante para Vila Nova de Santo André. Os interessados deverão enviar por email (vnsantoandre@gmail.com) um texto com um máximo de 300 palavras e algumas fotos para ilustrar o tema.

Gostaria ainda de referir que não serão publicados textos que incluam ofensas ou expressões menos próprias. Todos os textos publicados terão o nome do autor no cabeçalho do post.

Boa escrita ;-)

8 comentários:

Anónimo disse...

Berto, por razões profissionais e outras, não posse publicar post's.
Proponho uma reflexão sobre uma das actualidades da nossa terra, as obras a decorrer!
Independentemente de ser ou não importante, os seus custos no momento presente!
A questão da segurança na construção. Estão a cumprir ou estão à espera que aconteça um acidente para terem mais cuidado!

Berto disse...

Caro Anónimo,

compreendo a sua preocupação. Siga a minha sugestão. Envie um email com o assunto que gostaria de ver debatido, juntamente com umas fotos para ilustrar o tema.

Se quiser não colocarei o seu nome.

Cumprimentos,
Berto

Anónimo disse...

Santo André Ontem Hoje Amanhã.

Vale a pena reflectir no Santo André Amanhã:

O ecofascismo está a revelar-se um grande perigo para os pequenos países, obviamente para Portugal e por conseguinte para o “Amanhã” de Santo André.

As grandes multinacionais tentam conquistar as populações da classe C (antigamente designada por classe média) impingindo-lhes o ecofascismo.

Mas afinal o que é o ecofascismo?

Na década de 70 do século passado, aquelas multinacionais, numa perspectiva estritamente comercial, começaram a falar em “Ecossistema” para valorizarem comercialmente os seus produtos.
Como os conceitos que defenderam até hoje nunca se confirmaram na prática, foram corrigindo sucessivamente o discurso passando de “ecossistema” para “ambiente”, de “ambiente” para “buraco no ozono”, de “buraco no ozono” para “aquecimento global”, de “aquecimento global” para “alterações climáticas” e agora de “alterações climáticas” para “sustentabilidade”.

Bonito percurso este do “ecofascismo”.

E o que é que isto tem a ver com Santo André “Amanhã” ?

A laboriosa população de Santo André receia que “Amanhã” as mercadorias produzidas nas fábricas e campos da região sejam impedidas, pelo “ecofascismo”, de viajar para distâncias superiores a escassas centenas de quilómetros.

Isto leva a que as fábricas da região reduzam a produção, reduzam o emprego, fiquem quase restringidas à economia local e a região se transforme numa região “ecomiserável”.

Anónimo disse...

O anónimo “Janeiro 6, 2011 – 1:33:00 PM” diz que não pode comentar as obras de Santo André por motivos profissionais.

Grande democracia esta, que os partidos políticos fabricaram, em que os cidadãos têm medo de comentar a utilidade de umas pequenas obras municipais.

Pensava que este partido político que está na administração local era um defensor da liberdade de expressão do pensamento, mas a acreditar no que diz o anónimo estou enganado.

Mas, caro anónimo “Janeiro 6, 2011 – 1:33:00 PM”: não se preocupe porque já falta pouco para esta gente ser sacudida do poleiro.

Esta gente esteve 36 anos sem fazer nada em Santo André e por isso ganhou sucessivamente as diversas eleições autárquicas. Como não fizeram nada também não fizeram asneiras.

Agora tiveram a ideia de fazer umas obrazitas. Mas como não sabem fazer nada, apesar de terem boa vontade, o resultado que começa a aparecer à vista é que são obras completamente tontas. Vejam-se as passadeiras que esta gente mandou fazer. Nunca vi isto em lado nenhum. E parece que vão fazer 11 km de ciclovia. Minha Nossa Senhora !

Por isso caro anónimo “Janeiro 6, 2011 – 1:33:00 PM”: fique tranquilo porque nas próximas eleições autárquicas esta gente “já era”.

Não sei se os que vêm serão melhores mas sei que iremos ter mudança.

Muito sofre a laboriosa população de Santo André.

Anónimo disse...

...mas por este andar este sua profecia, deve estar muito longe.
Eles continuam de pedra e cal.
Não querem perder o "emprego". Ganham bem e controlam tudo o que mexe. A oposição está calma e serena e aparece de quando em vez.
Se alguém aparece com uma ideia nova, dizem logo que partiu "deles".
Que mais irá acontecer!

Anónimo disse...

Aprende a nadar, companheiro
aprende a nadar, companheiro
Que a maré se vai levantar
que a maré se vai levantar
Que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por aqui
que a liberdade está a passar por aqui
Maré alta
Maré alta
Maré alta

Anónimo disse...

.....pois'é.
Palavras ......leva-as o vento!

Anónimo disse...

Aproveito, hoje para fazer aqui neste blog, umas perguntinhas ao Berto, sobre o andamento das nossas obras, já que se justificava um explicação por parte do Dono da Obra.
Afinal o ou os empreiteiros faliram ou as empresas estão em insolvência!
Olhamos para a cidade e é um dó de alma!
Isto vem a propósito, da sua envolvência no" Ciclovia".